
Introdução
NESCAFÉ Origens e a Pincacoteca
de São Paulo
Transcrição
Olá, seja bem-vinda, seja bem-vindo, à Pinacoteca de São Paulo, um dos museus mais antigos do Brasil que, em 2025, completa 120 anos. A Pinacoteca é uma instituição dedicada à arte brasileira em diálogo com outras culturas do mundo.
Este audioguia, Origens do Café, é um percurso pela presença do café em nossa exposição permanente que remonta o papel desse fruto, que também é bebida, na história da cidade e do país; desde a agricultura até a identidade nacional. Passando, inclusive, pela inauguração da própria Pinacoteca.
Isso mesmo: a Pina foi fundada por barões do café, no início do século 20, em 1905, período de grande prosperidade da economia cafeeira – algo que determinou o crescimento e a modernização de São Paulo.
No acervo da Pinacoteca, o café aparece de vários modos. Ele está no interesse de artistas viajantes do século 19, que observam a paisagem e identificam sua plantação, organizada em fileiras. Também é tratado como uma alegoria do progresso paulista, ao mesmo tempo em que é a razão de protestos. Sua história permeia a construção da cidade e a expansão da fronteira agrícola no estado.
O fruto e a bebida chamados café também acompanham personagens vários. E é nessa diversidade que podemos entender a complexidade de sentidos que o café tem em nosso acervo – e na história do Brasil.
Te convido a passear comigo pela exposição que reúne cerca de mil obras pertencentes a este acervo centenário. Nosso percurso, começa na primeira metade do século 19 e para isso preciso que você me acompanhe até a sala 2, chamada No ateliê.